Como é que a mineração de bitcoin funciona?

Qualquer pessoa pode pode minerar Bitcoins executando software com hardware especializado (ASIC). O software de Mineração analisa as transações transmitidas através da rede ponto a ponto e executa tarefas apropriadas para processar e confirmar essas transações. Os mineiros de Bitcoin realizam esse trabalho, porque eles podem ganhar comissões de transação pagas pelos utilizadores para o processamento mais rápido das transações, e novos bitcoins são emitidos de acordo com uma fórmula existente.

Para as novas transações serem confirmadas precisam de ser incluídas num bloco juntamente com uma prova matemática de trabalho (Proof of Work – PoW). Tais provas são muito difíceis gerar porque não há uma receita para criá-las a não ser através de sucessivas tentativas, realizando milhões de cálculos por segundo. Isso requer que os mineradores realizem tais cálculos antes que os seus blocos sejam aceites pela rede e antes de serem recompensados.
À medida que mais pessoas começam a minerar, a dificuldade de encontrar novos blocos válidos aumenta automaticamente, para garantir que a média de tempo para encontrar um bloco permaneça igual a 10 minutos. Como resultado, a mineração é um negócio altamente competitivo onde nenhum indivíduo minerador pode controlar o que é incluído na cadeia de blocos (blockchain).

A prova de trabalho (Proof of Work- POW) também é projetada para depender do bloco anterior para forçar uma ordem cronológica na cadeia de blocos. Isso torna exponencialmente difícil reverter operações anteriores, já que isso exigiria o recálculo das provas de trabalho de todos os blocos subsequentes. Quando dois blocos se encontram ao mesmo tempo, os mineiros trabalham sobre o primeiro bloco que receber e exibem a cadeia mais longa de blocos logo que o bloco seguinte é encontrado. Isso permite que a mineração garanta e mantenha um consenso global com base no poder de processamento.

Os mineiros de Bitcoin não são capazes de enganar, aumentando a sua própria recompensa, nem processar transações fraudulentas que poderiam corromper a rede Bitcoin, porque todos os nós Bitcoin rejeitariam qualquer bloco que contivesse dados inválidos de acordo com as regras do protocolo Bitcoin. Consequentemente, a rede continua a ser segura, mesmo que nem todos os mineiros de Bitcoin possam ser confiáveis.

Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar